PAT 2014/2015

Objetivo
Contrato de cooperação técnica para pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de forrageiras tropicais.

Unidades participantes
Embrapa Acre, Embrapa Cerrados, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Pecuária Sudeste e Embrapa Produtos e Mercado.

Unidades colaboradoras
Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Tabuleiros Costeiros, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Agrobiologia, Embrapa Agrossilvipastoril.

Instituições externas

Universidade Estadual de Maringá – UEM, APROSMAT-MT.

Gêneros
Andropogon, Arachis, Brachiaria, Cajanus, Panicum, Paspalum, Pennisetum e Stylosanthes.

Recursos a serem alocados pela unipasto para atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Apresentação
O primeiro Convênio de Cooperação Técnica firmado entre a Embrapa e Unipasto para pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de forrageiras tropicais, teve seu início em 2002. Em abril de 2009, foi assinado um novo Contrato de Cooperação Técnica (nº 10200.09/0060-2) entre as partes, onde foram estabelecidos, dentre outros, os instrumentos para a implementação do Contrato, destacando-se o Plano Anual de Trabalho (PAT), o Plano Anual de Transferência de Tecnologia (PATT) e o Plano Anual de Produção de Sementes (PAPS).

Pelo presente contrato, de agosto de 2014, o Plano Anual de Trabalho passou a incluir também as ações de transferência de tecnologia, comunicação, mercado e produção de sementes, com a eliminação dos documentos Plano Anual de Transferência de Tecnologia (PATT) e Plano Anual de Produção de Sementes (PAPS).

A partir do ano de 2009 ficou acordado que o planejamento das atividades do Plano Anual de Trabalho (PAT) seria discutido em reuniões anuais, entre pesquisadores envolvidos no convênio, gestores e membros da Unipasto no intuito de discutir as atividades propostas por gênero, com seus cronogramas e repasses de recursos, melhorando a eficiência e a interação entre todos os atores envolvidos no convênio.

O resultado dessas reuniões seria a proposta final do Plano Anual de Trabalho (PAT) que seria encaminhada para assinatura entre todas as partes envolvidas. O Plano Anual de Trabalho (PAT), visto como um instrumento operacional contém suas atividades organizadas por gênero e descrevem: identificação dos materiais genotípicos e suas respectivas fases de avaliação; quantidade e a denominação dos ensaios a serem conduzidos; unidades da Embrapa responsáveis pela instalação e condução dos ensaios de avaliação e de VCU, além da indicação de locais e os responsáveis pela condução; recursos humanos, financeiros e materiais de consumo, assim como os cronogramas de execução e desembolso necessários para a realização das atividades.

Cada um dos programas de melhoramento/desenvolvimento de cultivares dos 8 gêneros incluídos nos trabalhos da parceria possui um pesquisador responsável que compatibiliza e avalia todas as atividades programadas e os seus custos de execução em todas as unidades ou instituições envolvidas.

Também estão incluídas nesse documento o planejamento e alocação de recursos referentes às ações de transferência de tecnologia e mercado para as cultivares lançadas/em lançamento pela parceria bem como o planejamento da produção de sementes genéticas/básicas dessas cultivares para atender demandas dos associados da Unipasto.

Produtos
A parceria EMBRAPA/UNIPASTO abrange ações nos programas de melhoramento e desenvolvimento de novas cultivares dos gêneros Andropogon, Arachis, Brachiaria, Cajanus, Panicum, Paspalum, Pennisetume Stylosanthes. Também estão incluídas ações de transferência de tecnologia, comunicação e mercado e produção de sementes básicas necessárias para inserção no mercado das cultivares geradas dentro dessa parceria.


FUNDAPAM - Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental